La Niña se intensifica em novembro e traz frio e chuva para o Brasil

La Niña se intensifica em novembro e traz frio e chuva para o Brasil | Reprodução/Pixabay
O fortalecimento do La Niña em novembro deve intensificar as chuvas no Brasil, especialmente no fim do mês.
Segundo meteorologistas da Tempo OK, o fenômeno vai organizar as precipitações e reduzir as temperaturas em grande parte do País.
As chuvas devem se concentrar no Norte e no interior do Sudeste, enquanto as temperaturas ficam entre a média e abaixo da média. A primavera de 2025 se encerra em 21 de dezembro, com a chegada do verão.
Temperaturas e frentes frias
De acordo com Maria Clara Sassaki, porta-voz da Tempo OK, o mês será marcado por passagem de frentes frias e áreas de instabilidade, trazendo umidade e ar frio para o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Mato Grosso do Sul. No interior, o clima ainda será irregular, alternando períodos quentes e secos com chuvas mais espaçadas.
As chuvas mais intensas devem ocorrer no Espírito Santo, norte de Minas Gerais, norte de Goiás e Mato Grosso. No Nordeste, a precipitação será mais recorrente apenas na segunda quinzena de novembro. Já o Norte do País manterá o padrão de chuvas regulares e temperaturas acima dos 30 °C.
Previsão para São Paulo
Na capital paulista, o início de novembro será chuvoso e com temperaturas amenas, segundo Márcio Bueno, meteorologista da Tempo OK. As chuvas mais fortes devem cair no domingo (2) e na terça-feira (4), com máximas em torno de 20 °C.
O que é o fenômeno La Niña
O La Niña é o resfriamento das águas do Pacífico Equatorial, o que altera ventos, pressão e padrões de chuva. Geralmente, esse fenômeno deixa os anos mais frios, ao contrário do El Niño, que eleva as temperaturas. Entretanto, o impacto dos fenômenos vem mudando por causa das mudanças climáticas globais.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

























