FLIN 2025 reúne 22 mil pessoas e encerra em clima de música em Niterói

FLIN 2025 reúne 22 mil pessoas e encerra em clima de música em Niterói | Divulgação/Evelen Gouvêa/Prefeitura de Niterói
A edição 2025 da Festa Literária Internacional de Niterói (FLIN) terminou em clima de música e celebração. Durante quatro dias, de quinta-feira (16) a domingo (19), cerca de 22 mil pessoas passaram pelo Reserva Cultural, em São Domingos.
Apesar da chuva no domingo, o público acompanhou apresentações de Miguel Falabella, Dudu Nobre e Ana Maria Gonçalves, encerrando o dia com a roda de samba “Sambas que contam histórias”, no Palco Darcy Ribeiro.
Programação diversificada e homenagens
Organizada pela Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói (FAN), a FLIN 2025 contou com mais de 650 atrações, incluindo literatura, artes, jornalismo e música, além de autores independentes e coletivos de teatro.
O homenageado deste ano foi Darcy Ribeiro (1922-1997), antropólogo, educador, escritor e político, reconhecido como um dos mais importantes pensadores do século XX.
“A FLIN se consolida como uma das mais importantes festas literárias do país. É motivo de orgulho receber autores e artistas de relevância, mas o que nos emociona é ver a população participando. A Festa Literária Internacional de Niterói será anual, durante a primavera”, anunciou o prefeito Rodrigo Neves.
Espaços e atrações
A FLIN 2025 ocupou cinco espaços dentro do Reserva Cultural:
-
Sala Nelson Pereira dos Santos: Conceição Evaristo, Mia Couto, Itamar Vieira Junior, Raphael Montes, Monja Coen, Miguel Falabella, Dudu Nobre, Ana Maria Gonçalves, Nei Lopes.
-
Palco Darcy Ribeiro, Espaço Nikitinhos, Arena FLIN e Palco Povo Brasileiro: Thalita Rebouças, Miriam Leitão, Rodrigo França, Caco Barcellos, Edney Silvestre, Zélia Duncan, Edu Krieger e Natalia Voss, Paulinho Moska, Barbara Reis, Flavio Bauraqui, Luis Miranda, Rosiska Darcy, Dani Fritzen.
“A construção da FLIN é feita de muitas mãos e histórias. Cada livro distribuído, cada fala compartilhada mostra que a literatura é uma ferramenta de transformação”, afirmou Micaela Costa, presidente da FAN.
Acessibilidade e participação
Toda a programação teve intérpretes de Libras e audiodescrição, garantindo inclusão para pessoas com deficiência visual e auditiva.
A professora Raquel Reis, 53 anos, destacou a importância do recurso:
“Sou legalmente cega e achei muito legal a proposta de audiodescrição. Me senti acolhida, porque aqui não houve restrição de horários”.
Cultura digital e podcasts
Quem não pôde ir ao local acompanhou as atrações ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura. Paralelamente, o PodFLIN e o NiteróiCast disponibilizaram 41 episódios com entrevistas e debates sobre literatura e cultura.
A curadoria da FLIN 2025 teve nomes como Vilma Piedade, Carla Portilho, Jordão Pablo de Pão e Elisa Ventura.
Sustentabilidade e reciclagem
O Espaço Nikitinhos recebeu materiais recicláveis. O Projeto Ler Educa trocava livros por 300g de recicláveis, como papelão, garrafas PET, tampinhas, pilhas e lixo eletrônico. Foram distribuídos mais de 5 mil livros, arrecadando mais de uma tonelada de resíduos recicláveis.
Alunos da rede municipal participaram ativamente, levando livros para casa e abastecendo as bibliotecas escolares. A CLIN colaborou com parte da coleta seletiva, garantindo que ninguém ficasse sem livro.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI