Niterói abre pré-cadastro para consultas veterinárias gratuitas em 2026

Niterói abre pré-cadastro para consultas veterinárias gratuitas em 2026 | Divulgação/Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói
As consultas veterinárias gratuitas em Niterói abrem a agenda de 2026 com 55 atendimentos para cães e gatos. A Prefeitura inicia, nesta quinta-feira (8), o pré-cadastro para o primeiro ciclo do ano, voltado a famílias de baixa renda e beneficiários da Moeda Social Arariboia.
A iniciativa permite apenas um agendamento por CPF e busca garantir acesso ao cuidado animal logo no início do ano.
Quem pode se inscrever no atendimento
Podem participar beneficiários da Moeda Social Arariboia e moradores de Niterói com renda de até três salários mínimos, mesmo que não integrem o programa de economia solidária.
O atendimento ocorre por meio de um convênio entre a Prefeitura, via Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais (CEDA), e o Hospital Veterinário da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Niterói abre pré-cadastro para consultas veterinárias gratuitas em 2026 | Divulgação/Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói
As consultas incluem atendimento clínico geral, exames laboratoriais, ultrassonografia e radiografia, conforme avaliação veterinária.
Como fazer o pré-cadastro
O pré-cadastro deve ser realizado a partir das 9h, pelo aplicativo Colab ou pelo site oficial:
💡 niteroi.rj.gov/atendimentopets
Após a inscrição online, os tutores precisam comparecer presencialmente ao Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), na sexta-feira (9), no horário escolhido no sistema, para confirmar o atendimento. Nesta etapa, não é necessário levar o animal.
Documentos exigidos e endereço
No CCPAD, é obrigatório apresentar originais e cópias dos seguintes documentos:
Comprovante de residência em Niterói (até três meses);
Carteira de identidade;
CPF;
Cartão da Moeda Arariboia ou comprovante de renda de até três salários mínimos
(contracheque, espelho do INSS, Imposto de Renda ou carteira de trabalho).
O CCPAD fica na Travessa Luís de Matos, 105, no bairro do Fonseca.


























