Rio de Janeiro - Capital

Chefe do Comando Vermelho do Mato Grosso é preso na Barra da Tijuca

Chefe do Comando Vermelho do Mato Grosso é preso na Barra da Tijuca | Reprodução

A prisão de chefe do Comando Vermelho na Barra da Tijuca encerrou a fuga de Acácio Costa Ribeiro, de 42 anos, conhecido como Patrão ou Panela. O criminoso, que atuava no Mato Grosso, foi capturado nesta terça-feira (14) em um apartamento de luxo na Zona Oeste do Rio.

Ribeiro era considerado uma das principais lideranças da facção criminosa na Região Sul do Mato Grosso, com influência direta em cidades como Rondonópolis e Cuiabá. Ele foi condenado a mais de 37 anos de prisão por crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de arma e tentativa de homicídio.

De acordo com a Polícia Civil, o criminoso conseguiu liberdade de forma fraudulenta ao apresentar um atestado médico falso, alegando necessidade de cirurgia de apêndice. Após o benefício, passou a cumprir prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, mas rompeu o monitoramento e fugiu para o Rio de Janeiro.

Na capital fluminense, continuou exercendo funções estratégicas na coordenação e expansão do Comando Vermelho. A prisão foi resultado de uma ação conjunta entre a 16ª DP (Barra da Tijuca) e a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO/Draco) da Polícia Civil de Mato Grosso, com base em dados de inteligência.

Ao ser encontrado, Acácio tentou enganar os agentes apresentando um documento falso e foi autuado em flagrante. Além dos crimes já mencionados, ele também responde por associação para o tráfico, sequestro, cárcere privado, roubos, furtos e lavagem de dinheiro.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta