Bruno Lessa intensifica visitas a bairros de Niterói na reta final da campanha eleitoral
O candidato à prefeitura de Niterói, Bruno Lessa (Podemos), esteve na Ilha da Conceição na quinta-feira (3), onde dialogou com moradores e trabalhadores da indústria naval sobre as oportunidades econômicas da cidade. Lessa ressaltou a necessidade de fortalecer os setores locais com políticas públicas específicas, a fim de aproveitar o potencial de Niterói em áreas como turismo, cultura, e a própria indústria naval.
Bruno destacou a importância de apoiar e desenvolver as atividades portuárias, off-shore e pesqueiras, que podem se tornar grandes geradoras de emprego e renda para a população. Segundo ele, o desenvolvimento desses segmentos é essencial para reativar a economia local.
“Niterói tem muitas vocações econômicas, que precisam de mais apoio e incentivo para alcançarem seu potencial máximo”, afirmou o candidato.
Fomento à economia
Entre as propostas de Bruno Lessa, está a criação da Agenit, uma agência de fomento municipal. O objetivo da agência consiste em auxiliar os empreendedores, oferecendo crédito subsidiado, com recursos provenientes dos royalties. Além disso, Lessa planeja fortalecer o turismo e a cultura como pilares do crescimento econômico da cidade.
Outras medidas incluem a criação de pontos de venda direta de pescadores para os consumidores. Para Bruno Lessa, isso ajudaria a fortalecer o setor pesqueiro, bem como a geração de renda local. Ele também propõe tornar Niterói um hub de serviços na Região Leste Metropolitana, aproveitando o potencial do setor de serviços na cidade.
A qualificação profissional é outra prioridade em seu plano de governo, com a oferta de cursos para a população, capacitando trabalhadores para oportunidades nas áreas em crescimento.
Saúde pública e acessibilidade
Durante caminhada em Jurujuba, na quarta-feira (2), Bruno Lessa ouviu reclamações dos moradores sobre a precariedade da saúde no bairro. Principalmente, sobre a falta de atendimento no posto de saúde. Segundo ele, o programa Médico de Família, que nasceu próximo dali, no Preventório, não atende mais com a mesma eficiência.
“Os moradores de Jurujuba fizeram relatos de vários problemas do bairro, mas principalmente da saúde. Faltam médicos especialistas e há uma dificuldade muito grande para conseguirem atendimento”, enfatizou.
Bruno propõe melhorias urgentes na saúde, prometendo resgatar o programa Médico de Família e ampliar sua cobertura. Ele também planeja modernizar a infraestrutura das unidades hospitalares. Além disso, pretende criar um centro de especialidades no antigo prédio do Iaserj, aumentando o número de equipes multidisciplinares para atender casos mais complexos.
Em relação à acessibilidade, Lessa destacou a importância de tornar Niterói uma cidade acessível para todos. Citando dados do Censo de 2022, que apontam que 8,9% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, o candidato afirmou que é inaceitável que a cidade ainda não atenda adequadamente a essas pessoas. Ele se comprometeu a investir em acessibilidade e a garantir o cumprimento das legislações de inclusão.
“Cabe à prefeitura fazer com que a pessoa com deficiência tenha acesso aos mesmos serviços, oportunidades e experiências que uma pessoa sem deficiência tem. Esta deve ser uma meta do poder público e um objetivo de toda sociedade”, assinalou.






























