Coluna do André FreitasLeste FluminenseNiterói

Bagueira entra no União e partido de Daniel Marques está no governo

Observado por Milton Cal e Rodrigo Bacelar (à esquerda), bem como por Márcio Canela e Axel Grael (à direita), Paulo Bagueira sacramenta sua filiação ao União Brasil | Créditos: Reprodução

O vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, está, oficialmente, filiado ao União Brasil. Numa clara e evidente demonstração de que está vivo politicamente, Bagueira lotou o auditório da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj), na noite desta quarta-feira (13).

Bagueira comemora o ingresso na nova legenda e a presença de diversos adeptos na Acierj | Reprodução

Como resultado, cerca de 400 pessoas compareceram ao ato, de grande importância no tabuleiro político de Niterói para as eleições de 2024. Afinal, até o mês passado, o União Brasil estava entrincheirado na oposição, com o único vereador da legenda, Daniel Marques.

“Teremos muito trabalho e vamos nos empenhar muito para o crescimento do União Brasil e dar continuidade ao vitorioso trabalho que desempenhamos para que Niterói continue a ser esta cidade inspiradora. Vamos juntos, amigos!!! Muito obrigado pelo carinho que recebi na noite de hoje. Isso nos fortalece. Quero ainda, agradecer a presença de todos os amigos e companheiros de caminhada e aos que passam a somar esforços conosco em prol do bem comum”, disse Bagueira.

Ficha assinada: Cal, Bacellar, Bagueira e Canella: todos no mesmo barco, em 2024 | Reprodução

 

Presidente da Alerj fala em “reforçar parcerias”

Importantes lideranças políticas do estado estiveram presentes na cerimônia de filiação. Dentre elas, o mais novo correligionário de Bagueira, o deputado estadual Márcio Canella – o mais votado nas eleições do ano passado. Igualmente, o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, que ainda está no PL, mas já coordena o União Brasil no Estado do Rio de Janeiro. E, ainda, o deputado Vitor Junior, representando o PDT. Aliás, pode-se atribuir ao deputado niteroiense toda a costura política de aproximação de Bagueira com o União Brasil. Claramente, uma astuta manobra para assegurar que a legenda caminhe lado a lado com o PDT nas eleições do ano que vem.

Deputado Rodrigo Bacellar, coordenador político e futuro presidente estadual do União Brasil | Reprodução

“Política se faz com diálogo, parcerias e trabalho. Vamos seguir reforçando parcerias em todas as regiões do Estado, com muitas novidades para 2024”, disse o presidente da Alerj e deputado estadual Rodrigo Bacellar.

 

Axel se refere a Bagueira como “grande parceiro”

 

Bagueira e Axel: “grande parceria” | Reprodução

Já no âmbito da política municipal, representantes de diferentes siglas políticas na cidade, como PDT, PSD, Avante, Cidadania, Solidariedade e PP prestigiaram o evento. Sobretudo, o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), em clara demonstração de unicidade da gestão municipal entre prefeito e vice. Representando o presidente do PDT de Niterói, ex-prefeito e atual secretário-executivo Rodrigo Neves, estava sua esposa, Fernanda Sixel.

“Bagueira possui uma trajetória política forte, é um grande parceiro nesta caminhada, que seguimos juntos, para manter Niterói no rumo certo. Vejo com positividade sua entrada no União Brasil para reforçar o compromisso com o povo através de sua paixão e vocação pela vida pública! Vamos em frente!”, disse Axel Grael, prefeito de Niterói.

 

União com o governo municipal

Agora, com o novo pacote de filiações, a começar por Bagueira, o União Brasil passa a fazer parte do governo. No âmbito estadual, o União Brasil está sob coordenação política de seu futuro presidente, o deputado Rodrigo Bacellar (PL), presidente da Alerj. Ele assumirá o timão da sigla depois do carnaval.

Nesse sentido, a bancada municipal terá, a partir de março, a filiação do presidente da Câmara de Niterói, vereador Cal, bem como a do também parlamentar Emmanuel Rocha. Ambos, respectivamente, deixarão o Progressistas e o Solidariedade.

Por outro lado, um forte nome do primeiro escalão do governo municipal também vai ingressar no União Brasil. Trata-se de Luiz Paulino Moreira Leite, atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói. Resta saber se disputará uma cadeira no Legislativo.

 

Terra plana

Vereador Daniel Marques | Reprodução TV Câmara

Nesse ínterim, Daniel Marques terá a seu favor o recesso parlamentar para definir o seu futuro político, que deve resultar em sua saída da sigla. A coluna apura os possíveis destinos do parlamentar, que mantém em segredo suas articulações quanto ao futuro.

Como na política até boi voa, cachorro mia e gato late, não existe nem nunca nem para sempre, até o improvável se torna possível, até prova em contrário, como a permanência de Marques na legenda. Particularmente, cremos mais na Terra plana do que nisso. Porém, até prova em contrário, tudo pode acontecer.

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.