Rio de Janeiro - Capital

ANP e Receita Federal interditam Refit em Manguinhos

ANP e Receita Federal interditam Refit em Manguinhos | Divulgação/Refit

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Receita Federal interditaram nesta sexta-feira (26) a Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, por tempo indeterminado. A medida ocorre após operações realizadas na quinta (25) e nesta sexta que identificaram diversas irregularidades na unidade.

O diretor-geral da ANP, Arthur Watt, afirmou que não há evidências de refino de petróleo na Refit. Entre os problemas apontados estão descumprimento de medida cautelar para acesso de distribuidoras, suspeita de importação irregular de gasolina para burlar tributos, uso de tanques não autorizados e ausência de controle de vazão de volumes.

“A Refit terá oportunidade de ampla defesa em processo administrativo”, disse a diretora da ANP, Symone Araújo. O superintendente da Receita Federal, Claudiney Santos, informou que a operação também reteve cargas suspeitas em dois navios, avaliadas em R$ 290 milhões, em continuidade à fiscalização iniciada na semana passada.

Outro lado

Em nota, a Refit afirmou que sempre atuou de forma transparente e forneceu regularmente informações à ANP. A empresa destacou seus 70 anos de tradição no refino de petróleo e disse manter rigor e compliance para evitar adulteração de combustíveis ou venda por grupos criminosos.

“A Refit está à disposição das autoridades para esclarecimentos”, informou a companhia.

Fontes indicam que 15 agentes da ANP participaram da fiscalização na quinta e sexta. A investigação se a Refit seria destino final de cargas retidas pela Receita Federal na operação Cadeia de Carbono, hipótese negada pela refinaria.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta