Brasil

Indústria brasileira cresce 0,1% em outubro com produção de petróleo, minério e gás

Indústria brasileira cresce 0,1% em outubro com produção de petróleo, minério e gás | Wilson Dias/Agência Brasil

A indústria brasileira registrou crescimento de 0,1% em outubro na comparação com setembro, revertendo a queda de 0,4% do mês anterior. O resultado é divulgado nesta terça-feira (2) pelo IBGE, por meio da Pesquisa Industrial Mensal. No acumulado de 12 meses, a alta chega a 0,9%, embora seja o menor desempenho anual desde março de 2024 (0,7%).

O avanço foi puxado pelas indústrias extrativas, impulsionadas pela produção de petróleo, minério de ferro e gás natural. Outras atividades com alta foram produtos alimentícios (0,9%), veículos automotores (2%), produtos químicos (1,3%), equipamentos de informática e eletrônicos (4,1%) e confecção de vestuário (3,8%).

Em contrapartida, produtos farmacêuticos (-10,8%), derivados de petróleo (-3,9%), impressão (-28,6%) e produtos do fumo (-19,5%) registraram queda. O gerente da pesquisa, André Macedo, ressalta que a taxa de juros alta (Selic em 15% ao ano) limita o crescimento da indústria e da economia como um todo, dificultando crédito e consumo.

Outro fator de impacto é o tarifaço dos EUA, que reduziu produção em setores como madeira, calçados e minerais não metálicos. Mesmo assim, o mercado de trabalho segue com resultados positivos e aumento de renda, ajudando parcialmente o desempenho industrial.

A produção em outubro coloca a indústria brasileira 2,4% acima do período pré-pandemia e 14,8% abaixo do maior ponto registrado em maio de 2011.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emBrasil