Estado do Rio de JaneiroRio de Janeiro - Capital

Estudantes retornam às aulas no Rio com novas ferramentas educacionais

Estudantes retornam às aulas no Rio com novas ferramentas educacionais | Reprodução/Google Street View

Cerca de 500 mil alunos da rede estadual do Rio de Janeiro retomam as aulas nesta quinta-feira (06), marcando o início do ano letivo de 2025. A volta às atividades escolares traz novidades para melhorar o ensino e a aprendizagem.

A Secretaria de Estado de Educação anunciou novas ferramentas pedagógicas que farão parte do dia a dia dos estudantes. Entre as inovações estão as plataformas Enem RJ, Segunda Chance e o Diário de Classe On-line, que buscam otimizar o aprendizado e a gestão escolar.

O Enem RJ, uma das novidades, é uma plataforma gratuita voltada para alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O recurso disponibilizará materiais didáticos digitais e videoaulas para auxiliar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Outra iniciativa é o programa “Segunda Chance”, que permitirá aos estudantes que necessitam de correção idade-série realizarem uma avaliação. Caso aprovados, eles poderão avançar nos estudos, beneficiando aproximadamente 100 mil alunos.

“Essas melhorias são importantíssimas, pois irão refletir diretamente no processo ensino aprendizagem dos nossos estudantes. Somos os responsáveis por fazer com que a escola seja a memória afetiva dos jovens, para que eles sejam os protagonistas de seus projetos de vida. Então, em 2025, nosso caminho será o da afetividade e do acolhimento”, disse Roberta Barreto, secretária de Estado de Educação.

O Diário de Classe On-line também será implantado para facilitar o acompanhamento da frequência e do desempenho escolar. A ferramenta permitirá aos professores monitorar a presença dos alunos, registrar notas e organizar o histórico acadêmico. Durante o ano letivo, serão realizados treinamentos para capacitar os docentes no uso do novo sistema.

Essas medidas fazem parte de um conjunto de ações para modernizar a educação estadual e proporcionar melhores condições de aprendizagem para os estudantes.

“Todos nós estamos comprometidos e acreditamos no potencial dos nossos estudantes. O que queremos é possibilitar uma educação transformadora”, comentou Dayse Duque, diretora-geral do Instituto Estadual Sara Kubitschek, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio.
http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %