Acontece AgoraBrasilJustiçaPolítica

Deputada federal bolsonarista Carla Zambelli tem mandato cassado pelo TRE-SP

Deputada federal bolsonarista Carla Zambelli tem mandato cassado pelo TRE-SP. Além de perder o mandato, parlamentar ficará inelegível por oito anos, até 2030, conforme decisão da Corte Eleitoral | Divulgação

Deputada federal bolsonarista Carla Zambelli tem mandato cassado pelo TRE-SP. Além de perder o mandato, parlamentar ficará inelegível por oito anos, até 2030, conforme decisão da Corte Eleitoral | Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu, por maioria de votos (5×2), cassar o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL) e declarar sua inelegibilidade por oito anos a partir das eleições de 2022. A sessão ocorreu nesta quinta-feira (30).

O tribunal considerou que Zambelli fez uso indevido dos meios de comunicação e cometeu abuso de poder político. A acusação partiu da deputada Sâmia Bomfim (PSOL), que apontou a divulgação de informações falsas sobre o processo eleitoral de 2022.

Segundo o voto vencedor, do desembargador Encinas Manfré, Zambelli usou suas redes sociais para questionar a credibilidade do sistema eleitoral e espalhar desinformação. O magistrado citou postagens da parlamentar atacando ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e compartilhando uma falsa notícia sobre suposta manipulação das urnas eletrônicas em Itapeva, interior paulista.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

“Não é demasiado se reconhecer que as condutas da representada alcançaram repercussão e gravidade aptas a influenciar na vontade livre e consciente do eleitor e em prejuízo da isonomia da disputa eleitoral. Portanto, realidades justificadoras da cassação do diploma de deputada federal e da declaração de inelegibilidade, sanções a ela impostas por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação”, afirmou Manfré em seu voto.

Zambelli ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, enquanto isso, seguir no exercício do cargo. Em suas redes sociais, a deputada afirmou que pretende recorrer da decisão.

“Hoje, o TRE-SP entendeu por anular os votos de 946.244 cidadãos paulistas e cassar meu mandato de deputada federal. Essa decisão não tem efeitos imediatos, e irei continuar representando São Paulo e meus eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis”.

Por fim, a política ainda alegou perseguição política pelo fato de ela pertencer a setores conservadores.

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

You may also like

Comments are closed.