Coleta seletiva no Réveillon de Niterói recolhe 3,25 toneladas de recicláveis
A coleta seletiva no Réveillon de Niterói recolheu 3,25 toneladas de materiais recicláveis durante a virada do ano. A ação foi realizada pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e marcou a primeira vez que recipientes específicos para descarte seletivo foram disponibilizados na festa de fim de ano da cidade.
Do total recolhido, 60% corresponderam a resíduos de vidro e 40% a outros materiais recicláveis, como plástico, papel e metal. A iniciativa integrou a estratégia de sustentabilidade adotada pela Prefeitura de Niterói para grandes eventos.
Equipamentos específicos foram instalados em Icaraí
De acordo com a equipe de sustentabilidade da Clin, 18 recipientes de coleta seletiva foram instalados na Praia de Icaraí entre a manhã do dia 31 de dezembro e o dia 1º de janeiro.
Do total, nove eram os chamados cicleas, contêineres laranjas exclusivos para o descarte de vidro. Os outros nove, na cor azul, foram destinados aos demais recicláveis. A ação facilitou a separação correta dos resíduos ainda no local da festa.
Clin aposta na mudança de hábitos da população
Para o presidente da Clin, Acílio Borges, a iniciativa teve retorno positivo e pode se tornar permanente nos próximos eventos da cidade.
“A iniciativa de colocar contêineres específicos para a coleta seletiva foi muito importante. O retorno foi bom e acreditamos que pode se tornar um hábito, com a população participando cada vez mais. O objetivo é estimular a conscientização sobre o descarte responsável dos resíduos”, destacou.
A coleta seletiva no Réveillon de Niterói reforça o compromisso da gestão municipal com práticas ambientais sustentáveis e com a educação ambiental da população.
Limpeza foi concluída antes do previsto
Após a festa, a Clin realizou uma grande operação de limpeza nas praias e vias públicas. Ao todo, cerca de 55 toneladas de resíduos foram recolhidas em toda a cidade.
Os trabalhos começaram às 5h30 e, já às 9h da manhã do dia 1º de janeiro, as praias estavam completamente limpas, antes do horário inicialmente previsto, que era 11h. Somente na Praia de Icaraí, palco dos shows promovidos pela Prefeitura de Niterói, foram retiradas aproximadamente 30 toneladas de resíduos.
O volume total recolhido neste Réveillon foi menor que em anos anteriores. O dado aponta impacto positivo das campanhas de conscientização realizadas ao longo de 2025 e indica uma postura mais sustentável da população.
Para garantir a operação, a Clin mobilizou 721 funcionários, sendo 400 em Icaraí e 320 em outros pontos da cidade. As equipes utilizaram 88 equipamentos, entre caminhões basculantes, pás mecânicas, retroescavadeiras, caminhão-pipa com água de reuso, varredeiras e 280 contêineres.









































