EsportesFutebol

Renato Gaúcho pede demissão do Fluminense após eliminação na Sul-Americana

Renato Gaúcho anuncia sua saída do Fluminense após eliminação na Sul-Americana.

Renato Gaúcho durante coletiva após empate com o Lanús | Marcelo Gonçalves/Fluminense F.C.

O Fluminense anunciou na madrugada nesta quarta-feira (24) que Renato Gaúcho deixou o comando técnico da equipe. O treinador pediu desligamento após o empate em 1 a 1 contra o Lanús, que resultou na eliminação do Tricolor das quartas de final da Copa Sul-Americana. Renato Gaúcho não sai sozinho: ele deixa o clube acompanhado pelos  auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles.

O próprio Renato comunicou a decisão, durante a coletiva pós-jogo. Ele afirmou que já havia solicitado sua saída ao presidente do clube antes de entrar na sala de imprensa.

“Eu acabei de pedir demissão para o presidente. A partir de agora, quem vai responder é outro”, declarou o técnico.

Há, ainda, a versão oficial divulgada pelo Fluminense:

“O Fluminense FC informa que Renato Gaúcho não está mais à frente do comando técnico da equipe. O treinador pediu desligamento após a partida desta terça-feira (23/09). Também deixam o clube os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles. O clube agradece aos profissionais por toda a dedicação empenhada ao longo do trabalho e deseja sucesso na sequência de suas carreiras. O auxiliar-técnico permanente Marcão assume o time de forma interina.”
Resultados e desempenho

Renato Gaúcho assumiu o comando do Fluminense em 3 de abril de 2025, após a saída de Mano Menezes. Durante sua passagem, a equipe apresentou desempenho irregular, apesar da excelente campanha na Copa do Mundo de Clubes Fifa, chegando às semifinais. Desse modo, o Fluminense, juntamente com Renato, terminou a competição como melhor time não europeu no torneio.

Porém, voltando para a dura e fria (ou quente?) realidade do Brasil, o time avançou para as quartas de final da Copa Sul-Americana. Entretanto, não conseguiu superar o Lanús. No Campeonato Brasileiro, o Fluminense ocupa posição intermediária, está em 8º lugar, com 31 pontos. Trata-se de uma colocação cômoda, pois os riscos de rebaixamento estão distantes, assim como a briga pelo G-4.

Uma virada de chave demandaria muito mais vontade e comprometimento  dos jogadores, bem como da diretoria. Afinal, uma coisa se trata do Fluminense com John Arias. Outra, contudo, trata-se de perder um atleta dessa qualidade e importância e não repor à altura.

Apesar da eliminação na Sul-Americana, o time segue vivo na Copa do Brasil, classificado para a semifinal, cujo adversário se trata do Vasco. Nada impossível para o Fluminense copeiro. Ou o tropeço contra o Lanús apaga tudo até então?

Eternamente Marcão

Com a saída de Renato Gaúcho, o auxiliar-técnico Marcão assume o comando da equipe de forma interina. Marcão já exerceu a função anteriormente e conhece bem o elenco. O Fluminense ainda não anunciou um substituto definitivo.

 

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

More in:Esportes

You may also like

Comments are closed.