BrasilJustiça

Em São Paulo, Ministro da Justiça defende PEC do governo federal para a segurança pública

Ministro Lewandowski apresenta PEC da Segurança Pública com foco em integração nacional | Rovena Rosa/Agência Brasil

Ministro Lewandowski apresenta PEC da Segurança Pública com foco em integração nacional | Rovena Rosa/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, defendeu nesta segunda-feira (27), em São Paulo, a proposta de uma nova Proposta de Emenda Constitucional (PEC) voltada à segurança pública. O pronunciamento aconteceu na ocasião de um almoço-palestra organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide). O texto, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, ainda precisa ser submetido ao Congresso Nacional para discussão e votação.

“Propus ao senhor Presidente da República  que nós oferecêssemos ao Congresso Nacional uma PEC que chamasse para o colo do governo federal uma responsabilidade que constitucionalmente ele não tinha originalmente”, .

Segundo Lewandowski, o principal objetivo da PEC consiste em propor diretrizes nacionais de segurança pública. Entretanto, sem interferir na autonomia de estados e municípios. Nesse sentido, a proposta busca promover a união entre as esferas de governo para enfrentar a violência e a criminalidade que desafiam o país.

“O modelo que nós temos hoje, de fazer com que a responsabilidade recaia totalmente sobre os ombros dos governadores – que comandam as suas polícias civis e militares – e também aos prefeitos – que têm as suas guardas municipais – é insuficiente”, esclareceu o ministro.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Para o ministro, o modelo atual, que delega integralmente a responsabilidade sobre segurança pública aos estados e municípios, tem mostrado falhas evidentes.

“Insisto em dizer: tal como está, não pode ficar”, ressaltou. “Quem quiser deixar as coisas como estão realmente terá que arcar com ônus da continuidade desse cenário absolutamente aterrorizador”, completou.

A proposta também prevê que a União estabeleça diretrizes gerais de segurança pública e defesa social, preservando a autonomia de estados, municípios e Distrito Federal no controle de suas polícias. A ideia, segundo Lewandowski, visa fortalecer o combate à criminalidade organizada e à violência urbana por meio de uma estratégia nacional coordenada.

Além disso, o ministro criticou o atual modelo de financiamento federal. Ele destacou que a simples distribuição de recursos para compra de equipamentos policiais não resolve os problemas estruturais de segurança pública.

“Não posso ficar distribuindo dinheiro federal para ver se os estados e municípios cumprem uma determinada política federal”, argumentou.

Lewandowski também chamou a atenção para o aumento da criminalidade em áreas legais, como licitações públicas, eleições e distribuição de combustíveis.

Em contrapartida, para enfrentar esse tipo de crime, ele defendeu o fortalecimento do relacionamento da União com os estados e municípios. Primordialmente, com o governo federal arcando com a responsabilidade que lhe compete.

“Vamos trabalhar juntos no combate à criminalidade, sobretudo à criminalidade organizada”, concluiu.

+  NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI
http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

More in:Brasil

You may also like

Comments are closed.